Pílulas dietéticas e produtos de perda de peso

A obesidade se tornou um grande problema de saúde pública. Mudança de estilo de vida, dietas e exercícios são os princípios mais importantes do tratamento, mas e quanto aos medicamentos? Que medicamentos você pode tomar para perder peso e eles funcionam?

Dados do Instituto Norueguês de Saúde Pública revelam que entre os noruegueses adultos há agora mais sobrepeso do que o peso normal. Apenas 25% dos homens e 40% das mulheres são de peso normal. 1 em cada 5 noruegueses tem excesso de peso que é denominado obesidade (1). A obesidade aumenta o risco de várias doenças.

Classificação da obesidade

A obesidade é geralmente classificada pelo índice de massa corporal (IMC). A fórmula é peso (kg) / altura (m) ^ 2.

  • Excesso de peso: 25-29,9 kg / m 2.
  • Grau de obesidade 1: 30-34 kg / m 2.
  • Grau de obesidade 2: 35-39 kg / m 2.
  • Grau de obesidade 3: 40 e maior kg / m 2.

Em alguns casos, o índice de massa corporal é uma medida pobre da obesidade, por exemplo, em fisiculturistas, em seguida, outras medidas são usadas, como cintura e testes de sangue. Um médico não irá classificar um paciente com excesso de peso apenas por causa do índice de massa corporal.

Consequências da obesidade

A obesidade aumenta o risco de incluir doença cardiovascular, diabetes tipo 2 , refluxo, apnéia do sono , asma , osteoartrite , infertilidade , cânceres múltiplos e depressão(2). O aumento da obesidade também está associado a um aumento geral da mortalidade (3).

Tratamento com excesso de peso

A mudança dietética é a pedra angular de todo o tratamento com excesso de peso. Há uma grande variedade de dietas que podem contribuir para a perda de peso. Pesquisas mostraram que a medida em que uma dieta é seguida ao longo do tempo determina o resultado e, em menor grau, o tipo de dieta que se escolhe (4). Se a dieta provoca uma menor ingestão de calorias, então ele irá causar perda de peso, independentemente do que a dieta consiste.

O exercício tem muitos efeitos positivos e é a prevenção de doenças. No entanto, o exercício não é muito eficaz na prevenção e tratamento da obesidade em comparação com a dieta (4). Relativamente grandes quantidades de atividade são necessárias para queimar uma ingestão moderada de alimentos. É a combinação de modificação de dieta, exercício e hábitos de vida alterados que produzem os melhores resultados.

Mas e quanto a pílulas dietéticas e produtos para perda de peso como quitoplan para que serve?

Substitutos de refeição e preparações naturais

Muitos produtos são comercializados como produtos de emagrecimento, incluindo produtos naturais, alimentos saudáveis ​​e alguns medicamentos.

A maioria dos produtos vendidos em farmácias e alimentos saudáveis ​​são os chamados substitutos de refeições. Muitas vezes há produtos caros que prometem perda de peso se você substituir uma ou mais refeições pelo produto. Os produtos dão efeito desde que a refeição que você está substituindo tenha mais calorias do que o produto com o qual você a substitui. Um substituto típico de refeição tem cerca de 200 kcal, o que equivale a duas bananas. Eles diferem das bananas em que eles também perdem sua conta bancária em maior medida.

Alguns terapeutas alternativos afirmam que a ingestão de certos alimentos pode levar à perda de peso através do “aumento da combustão”. “O Caminho para a Saúde” escreve que o óleo de coco extra virgem leva à “perda de peso natural”: “Não baseie toda a sua dieta em torno do óleo de coco para explorar essas qualidades, lembre-se de incluí-lo com mais frequência “, escreve o site. (5). Como qualquer outro óleo de cozinha, o óleo de coco consiste em gordura e é altamente calórico. Sem outras mudanças, um aumento na ingestão levará ao ganho de peso.

O chá verde é usado para perda de peso na medicina popular, mas pesquisas mostram que ele não funciona (6).

drogas

Existem alguns medicamentos aprovados para uso contra a obesidade, mas eles têm eficácia limitada. Os medicamentos fornecem baixa perda de peso e pesquisas mostram que a maioria das pessoas se recupera quando o tratamento é interrompido (6). Aqueles com KMI acima de 30, ou KMI acima de 27 anos, além de doenças adicionais, podem, após uma avaliação total, ser relevantes para medicação em combinação com mudança de estilo de vida.

  • Orlistat: O medicamento inibe a absorção de gordura do intestino e, portanto, faz com que uma proporção da gordura que você ingere não seja digerida. Isso evita as calorias na gordura que não são absorvidas. No entanto, a gordura não digerida fornece dor gastrointestinal.
  • Mysimba: A droga é uma combinação de um medicamento usado para depressão e para parar de fumar, e um usado para álcool ou dependência (7). O efeito é limitado e ao nível do orlistat, mas existem vários efeitos colaterais potenciais (6).

Várias outras drogas podem se tornar relevantes no futuro, mas atualmente não estão aprovadas para o tratamento da obesidade na Noruega.

Perda de peso duradoura requer mudar seus hábitos alimentares

Portanto, não há produtos eficazes para perda de peso. Se você quer perder peso, sua dieta precisa mudar, aqui o GP, nutricionista ou vários clubes de dieta podem contribuir. Se alguém sofre de obesidade grave, deve-se consultar o médico regular, então o tratamento no serviço de saúde especializado pode ser relevante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *