Curtas


Evento discute avanços na engenharia de alimentos

 

A UFSC recebe, dias 25 e 26 de setembro, as IV Jornadas Internacionais sobre Avanços na Tecnologia de Filmes e Coberturas Funcionais em Alimentos. O AGROBIOENVASES promove a exposição de trabalhos e a participação de palestrantes e pesquisadores internacionais. O evento faz parte do Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (CYTED). O Comitê organizador é presidido pelo professor João Borges Laurindo, do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da UFSC.


As jornadas discutem temas como novos componentes e aditivos no desenvolvimento de filmes e coberturas, extratos bioativos (compostos aromáticos que desempenham papel importante na proteção de produtos agrícolas), filmes e coberturas bioativas e novas aplicações de materiais biodegradáveis na indústria de Alimentos e na agricultura. O evento contribui para o intercâmbio de informações cientificas e tecnológicas, possibilitando a criação de novas linhas de pesquisa.


Franciny Schmidt, pós-doutoranda em Engenharia de Alimentos e uma das organizadoras das jornadas, destaca que “este é o segundo ano consecutivo que o evento acontece no Brasil [Campinas e Florianópolis] e já foi realizado em países como Espanha e Argentina”. São esperadas cerca de 140 pessoas em cada dia um dos dois dias do encontro que ocorre no Auditório e no Hall da Reitoria da UFSC.

 


 

Professores da UFSC discutem ensino de ciências

A 5ª edição do Congresso íbero-americano de Educação em Ciências Experimentais acontece de 10 a 13 de outubro, em Fortaleza. O evento será realizado no mesmo período dos encontros nacional e regional de Ensino de Biologia, o 3º ENEBIO e 4º EREBIO.

 

Médico do HU participa de evento nacional

O 24º Congresso Brasileiro de Cefaleia acontece de 7 a 9 de outubro, em Gramado (RS). O médico do Hospital Universitário, Luiz Paulo de Queiroz, mestre em Ciências Médicas pela UFSC, é membro da comissão científica e fala sobre “Impacto econômico e não econômico das cefaleias”, no dia 9. Paralelamente também serão realizados o 5º Congresso do Comitê de Dor Orofacial e o 4º Encontro Brasil-Portugal de Cefaleia. “Distúrbios de personalidade nos pacientes refratários”, “A cefaleia na unidade de emergência: o que fazer e o que não fazer” são alguns  tópicos discutidos neste ano. O evento é destinado a médicos, dentistas, psicólogos, residentes, enfermeiros e outros profissionais de saúde envolvidos no cuidado de pacientes com dor de cabeça, pescoço e dor orofacial.

 

Mais informações: http://congresso.sbcefaleia.com/index.php

 

Comitê de congresso conta com 8 docentes da UFSC

O 18º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (Cobeq) acontecerá do dia 19 a 22 de setembro, em Foz do Iguaçu. Participarão do evento oito professores da UFSC, compondo tanto o comitê científico, quanto proferindo palestras.
O comitê científico está dividido de acordo com as áreas abordadas no congresso. Na parte de Engenharia e Ciência de Alimentos, participam três professores do departamento de Engenharia Química: Jorge Luiz Ninow, José Carlos Petrus e José Miguel Muller. Do mesmo departamento, estão a professora Selene de Souza, em Processos de Separação; Agenor Furigo Júnior, na área de Biotecnologia e Cláudia Sayer, em Engenharia de Materiais. Sayer também é a coordenadora do comitê. Regina Peralta, além da palestra, integra o comitê na parte de Engenharia Ambiental.


O Cobeq ocorre juntamente com dois eventos, o Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada e o Encontro Brasileiro de Adsorção, e é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Química. O contato e consulta à programação podem ser feitas através do site www.cobeq2010.com.br

 

Docente do departamento de Física integra comitê de congresso internacional

O 17º Congresso Internacional de Microscopia (IMC17), evento de principal referência na área, acontecerá no Rio de Janeiro, de 19 a 24 de setembro. As discussões, baseadas nas pesquisas científicas, serão focadas na aplicação da microscopia e nanotecnologias em ramos diversos, da medicina à preservação ambiental.


O comitê nacional do IMC17 tem como integrante o professor do departamento de Física da UFSC, André Avelino Pasa, que atua no Laboratório de Filmes Finos e Superfícies da universidade.


O congresso é realizado pela Sociedade Brasileira de Miscrocopia e Microanálise e ocorre pela primeira vez na América Latina. Para mais informações, basta acessar o site do evento ou entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.