Entrevista – Ricardo Kazama
Artigos e Notícias - Agrárias PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jéssica Fuchs   
Sex, 17 de Setembro de 2010 00:00

Ricardo Kazama é professor adjunto do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da UFSC e vencedor do prêmio Octávio Domingues. Sua tese “Enterolactona e ácidos graxos poliinsaturados no leite de vacas alimentadas com casca de óleo e linhaça” foi considerada a melhor entre as defendidas em 2009. A premiação foi realizada durante a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia.

 

O estudo do pesquisador mostra as vantagens e benefícios de um leite enriquecido a partir da linhaça, semente que começa a ficar conhecida no Brasil e que contém uma série de elementos indicados para quem deseja adotar uma dieta mais saudável. Kazama iniciou o doutorado na Universidade Estadual de Maringá, na área de zootecnia, e realizou parte da sua pesquisa no Canadá, no instituto Dairy and Swine Research and Development Centre – Agriculture and Agri-Food Canada.

 

Como zootecnista, atua principalmente na área de nutrição de ruminantes. A área de produção animal despertou seu interesse quando morava em Assis Chateaubriand, no interior do Paraná, onde seu pai era agricultor. Já na graduação, a iniciação científica o motivou a continuar seus estudos na área de Ciências Agrárias.

 

Em entrevista ao Ciência em Pauta, Kazama conta sobre o desenvolvimento de sua pesquisa e como ela pode contribuir para a futura produção de um leite benéfico à saúde, de uma forma mais natural e menos industrializada.

 

 

Última atualização em Ter, 05 de Julho de 2011 02:16
 

Artigos relacionados

Adicionar comentário

* Campo obrigatório.




Código de segurança
Atualizar